quinta-feira, 15 de julho de 2021

Dietoterapia

“Que seu alimento seja seu remédio e seu remédio seja seu alimento!”



Para resistir às mudanças climáticas, o seu corpo tem que se preparar para as diferentes estações do ano. Estamos no Inverno que é a estação do elemento Água.

O Inverno é a estação caracterizada pela chuva e pelo frio, indica-nos que o nosso corpo tem de estar forte para resistir aos rigores destas mudanças. Regra geral, não temos Invernos muito rigorosos, com temperaturas abaixo de zero mas, mesmo assim, devemos proteger o nosso organismo. Uma das formas de se obter essa energia é através de uma alimentação apropriada, exercícios de respiração e adequados períodos de descanso.

Todas estas formas são boas para se obter uma boa energia e proteção do Rim que é o órgão relacionado ao elemento Água.
O Inverno é a estação deste órgão, correspondente à cor azul índigo e/ou preto e ao sabor salgado.

Através duma alimentação que fortaleça a energia yang do rim, poderemos preparar-nos para evitar ter tanto frio, assim como, evitar gripes, dores reumáticas, frieiras, entre outras. No Inverno segundo a filosofia chinesa deve-se interioriza.

Alimentos para o inverno: 

Pimentas, peixes, frango, azeitonas, berinjela, cardamomo, camarão, nirá, salmão, sardinha, gergelim, gengibre, broto de feijão, broto de alfafa, nozes, castanhas, amendoim, cereja, uva-passa, cenoura, abóbora, lentilha, grão-de-bico, grãos de soja, vagem, repolho, quiabo, bacalhau, batata e ovos.

Deve também temperar com algumas destas especiarias:

cravo-da-índia, cominhos, canela, salsa, pimenta preta, manjericão, alecrim e anis-estrela
do.

Todos os alimentos devem ser cozidos, evitar alimento crus e frios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário